SÃO PAULO – A XP Investimentos divulgou a sua carteira recomendada de análise fundamentalista para o mês de novembro. A opção foi por aumentar o risco-Brasil, substituindo os papéis de Gerdau (
GGBR4) por
BR Malls (
BRML3) e os de Suzano (
SUZB4) pelos de
Vale (
VALE3).
Também foram realizados aumentos de 5% nas posições das estatais Banco do Brasil (BBAS3) e Petrobras (PETR4).
De acordo com a equipe de análise, a troca de Suzano por Vale deve-se ao impacto que a empresa de papel e celulose sofreu com a saída de investidores que buscavam proteção na companhia, mas que partiram para nomes mais expostos à atividade no Brasil.
“Continuamos construtivos com os fundamentos de médio prazo, não vemos gatilhos no curto prazo para a Suzano, e preferimos substituir pelas da Vale, mantendo ainda proteção para volatilidade”, escrevem os analistas.
Com relação à segunda substituição, a equipe de Karel Luketic, analista-chefe da XP Investimentos, afirma que apesar de gostarem de Gerdau e a empresa também se beneficiar da retomada da atividade, com a BR Malls o objetivo é aumentar a exposição a um possível fechamento da curva de juros, visto que BRML3 é um papel muito sensível, muitas vezes comparada à renda fixa.
Desempenho anterior
Em outubro, a carteira recomendada da XP teve um desempenho superior ao do Ibovespa: a carteira subiu 10,76%, enquanto o índice 10,19%. Desde seu início, em julho, o portfólio acumula alta de 23,33%, contra alta de 20,15% do benchmark.
Invista nas ações da carteira recomendada: abra uma conta gratuita na XP!
Confira a carteira completa da XP Investimentos para novembro: